terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório do seminário 7. Fontes históricas: fontes arqueológicas - 27/09/2011


Olá galerinhaa, mais uma postagem de relatório, da disciplina Temas e História de Sergipe I, ministrada pelo prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa. A Apresentação realizou-se na Did. 3, sala 110, no dia 27/09/2011, às 20h10. O tema do seminário, “Fontes Históricas: fontes arqueológicas”, os integrantes: Alison Oliveira, Felipe Trindade, Ítalo Duarte, Leninaldo Cruz (não compareceu) Tavyla Laís. Os recursos utilizados: apresentação oral, data-show, vídeo, folder e fotografias.
O acadêmico Ítalo Duarte foi quem apresentou o tema e o grupo, em seguida mostraram o vídeo sobre a Arqueologia como fonte histórica. Após a exibição do recurso audiovisual, o Felipe abordou sobre a origem da história, citando os expoentes desta ciência, como Heródoto e Tucídides, de acordo com a explicação, foram eles os primeiros historiadores nas quais mostravam os grandes acontecimentos da Grécia para que não fossem esquecidos.
No entanto, a Arqueologia deriva da história, tendo surgido como uma maneira de disponibilizar as fontes escritas sobre o passado e de complementar as informações existentes com evidencias materiais escritas, além de auxiliar a história.
O discente Alison explicou sobre fontes históricas e artefatos, segundo ele, os arqueólogos descobriram sarcófagos egípcios e escreviam textos a respeito, como se estivessem “invadindo” a área do historiador.
Dando continuidade ao seminário, o aluno Ítalo explicou sobre as fontes arqueológicas e as fontes escritas. Mencionando ser possível aliar fontes escritas sobre as sociedades ágrafas com fontes arqueológicas, assim como, os achados arqueológicos na comparação das sociedades, inclusive, fontes arqueológicas e fontes escritas.
A aluna Tavyla, abordou sobre como se aprofundar no estudo das fontes arqueológicas. Para isso, é necessário elaborar um relatório de escavações e catálogos de peças, depois deve fichar com fontes e separar interpretações da documentação primária, além disso, prepara fichas de artefatos.
Ao final da apresentação, os componentes do grupo mostraram à turma, fotografias arqueológicas. Só assim, temos uma noção de como é o trabalho dos arqueólogos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário