sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Relatório Seminário 3 do dia 08/09/2011

Oiiiiieeee, galerinha! Segue aí mais um relatório de um seminário da disciplina História de Sergipe 1, no dia 08/09/2011. Confiram a seguir:


A apresentação do terceiro seminário da disciplina Temas e História de Sergipe I, foi realizada na didática 3 sala 110, às 19h25 do dia 08/09/2011. “Paleografia” era o tema do grupo apresentado por dois componentes, Gilvan Vieira de Matos e Jonas Carvalho da Silva Filho. Bastante originais e criativos, os componentes estavam com a camiseta do tema da apresentação.
Os recursos utilizados pelo grupo foram: Apresentação oral e vídeo.
Inicialmente, fizeram a explanação geral sobre o tema e, em seguida, apresentaram o vídeo. Conceituaram o que é paleografia, segundo o grupo, é “a ciência que estuda a escrita antiga”. Na referida ferramenta visual, mostraram diversas imagens de manuscritos antigos, esculpidos em pedra, madeira, metal e os escritos em pergaminhos e papiros, desde a Antiguidade. Explicaram os diversos recursos paleográficos e as ciências auxiliares, como a numismática, papilologia, codicologia, ciência diplomata, etc. Explicaram também, sobre os principais monges que criaram métodos para as fontes manuscritas, entre eles estavam: Daniel Von Papenbroeck, Jean Mabillon e Bernard Montfaucon. Além disso, os discentes abordaram sobre os elementos que constituem a escrita, como a morfologia, ângulo, ductus, módulo, ligadura, nexus que é a união das letras. É algo complexo e interessante! No que se refere aos tipos de escrita, existem as maiúsculas, minúsculas, assentada, cursiva, usual, chancelaria, libraria, canonizada. Mencionaram também, sobre os suportes da escrita, que são constituídos por materiais duros (pedra, metal, madeira, eram utilizados na Idade Antiga e Média) e materiais moles (papiro, pergaminho). De maneira didática, explicaram aos demais colegas sobre a importância do estudo da Paleografia. E o quão é interessante essa ciência. Vale a pena conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário