sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seminário 10. Feira de Alimentos: "Alimentação Portuguesa" (18/10/11)

Por: Silvia Maia de Oliveira

O segundo grupo da noite do dia 18 de outubro a se apresentar sobre a Feira de Alimentos, intitulada “Alimentação Portuguesa” formada por Kleberton Augusto Santana Soares e Rivaldo Ramos Silva, às 19h30. Os recursos utilizados foram: Folder, Vídeo, Apresentação Oral.
A apresentação do grupo e do tema foi feita por Rivaldo, e em seguida foi mostrado o vídeo, muito criativo e divertido. Iniciando a apresentação, o Kleberson abordou sobre a alimentação dos portugueses nos navios durante as viagens, eles se alimentavam, basicamente por frutas e animais. Dessa forma, eles trouxeram consigo essas frutas, nas quais, se adaptaram muito bem ao clima tropical, como a laranja e o limão. Como elas davam muitos frutos, os portugueses também as levaram para a Europa.
O aluno Rivaldo explicou, sobre o ananás, o nosso famoso abacaxi. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, os escritores abordavam e exaltavam em suas publicações, o ananás (denominação no termo tupi), porém, só apenas no século XIX, passaram a denominar a fruta, como conhecemos atualmente por abacaxi.
O abacaxi originou-se no Brasil, a fruta era cultivada nas Américas, antes da chegada dos colonizadores. Cristóvão Colombo e seus marinheiros durante as expedições descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, promovendo a partir deste momento sua disseminação pelo mundo, onde surgiam novas espécies da fruta a depender da região de cultivo, tornando-o uma das frutas mais apreciadas pelo globo.
 Os índios utilizavam o abacaxi como remédio, extraindo a coroa e a casca, eram usadas em casos de venenos de cobra, servia como diurético e relaxante. Quando faz abacaxi em conserva, funciona para pessoas que possuem pedras nos rins.
Desse modo, finalizava a segunda apresentação da noite. Autorizados pelo professor Lindvaldo, os grupos: “Alimentação Indígena” e “Alimentação Portuguesa”, abriram a feira de alimentos para a turma. Que saboreou a tapioca, o biju, a conserva de abacaxi. Foi uma noite saborosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário