domingo, 20 de novembro de 2011

Seminário: “Literatura e Colonização de Sergipe” – 17/11/2011

Oiiiiieee turminha, tudo belezinha?! Segue aí mais uma postagem de relatório do último seminário da disciplina, Temas em História de Sergipe I, ministrada pelo professor Dr. Antonio Lindvaldo Sousa. Foi realizado na didática 3, sala 110, no dia 17/11, o seminário do grupo formado pela equipe: Luciano Filho, Magno Costa, Maria Aline, Mayra Santos, Mislene Batista e Taís Danielle, como o tema: “Literatura e Colonização de Sergipe”. Os recursos utilizados foram: Folder, Vídeo, Apresentação Oral.
A apresentação teve início às 19h55, com a explanação do Luciano sobre o tema, abordando os historiadores sergipanos que contribuíram para a compreensão da História de Sergipe, entre eles estão: Felisbelo Freire, Maria Thétis Nunes, Felte Bezerra e Pires Wynne. A obra analisada pela equipe foi: “A fúria da raça”, da autora Ilma Fontes. Em seguida, foi mostrado o vídeo.
A aluna Thaís abordou sobre a vida e obra de Felisbelo Freire, como sendo um grande nome para a História de Sergipe. Em seguida a Mayra, mencionou brevemente sobre o Felte Bezerra. O professor fez uma intervenção de que não seria necessário abordar sobre os historiadores. Mas foi interessante a abordagem das meninas sobre a importância destes grandes nomes sergipanos.
A Mislene explicou sobre a obra em si, de Ilma Fontes em “A fúria das raças”, de que é uma obra de ficção, onde a autora abordou sobre os primeiros habitantes sergipanos. A discente Maria Aline mencionou que o livro está dividido em cenas nas quais estão interligadas, é como se fosse uma peça teatral divididas em atos, e cinema com a posição da câmera e os diálogos. Inovando o livro com outra linguagem. O professor acrescentou que o historiador utiliza obras literárias para complementar o seu estudo.   
Em seguida o aluno Magno, a Taís e a Mislene abordaram sobre a vida da Ilma Fontes e que para compor o livro “A Fúria das Raças”, a autora foi até o Arquivo do Rio de Janeiro buscando fontes historiográficas, por receio das críticas dos historiadores.
O grupo mostrou a importância da obra e que a leitura é bastante interessante. Fiquei bastante curiosa para ler a obra! Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário